1 Coríntios 13 (1-13)
dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal
que soa ou como o sino que tine. 2 E ainda que tivesse
o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e
toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira
tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada
seria. 3 E ainda que distribuísse toda a minha
fortuna para sustento dos pobres, e ainda que
entregasse o meu corpo para ser queimado,
e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é
invejoso; o amor não trata com leviandade, não
se ensoberbece. 5 Não se porta com indecência,
não busca os seus interesses, não se irrita,
não suspeita mal; 6 Não folga com a injustiça,
mas folga com a verdade; 7 Tudo
sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 O
amor nunca falha; mas havendo
profecias, serão aniquiladas; havendo línguas,
cessarão; havendo ciência,
desaparecerá; 9 Porque, em parte, conhecemos,
e em parte profetizamos; 10
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que
o é em parte será aniquilado. 11 Quando eu era
menino, falava como menino, sentia como menino,
discorria como menino, mas, logo que cheguei
a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12 Porque agora vemos por espelho em enigma
mas então veremos face a face; agora conheço
em parte, mas então conhecerei como também
sou conhecido. 13 Agora, pois, permanecem a
fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior
destes é o amor.
Eu sou o menino de óculos,
aquele que chamam de bobo.
Senhor, não permita que riam de mim!
Eu sou aquela menina que nunca ri,
porque tem feio aparelho nos dentes.
... só eu sei o quanto choro na hora de dormir.
Senhor, não permita que riam de mim !
Eu sou aquele garoto ,
igual a qualquer outro que a gente vê nos parques,
mas que é sempre mal visto porque é filho
de uma adolescente solteira
que o deixou para esquecer o passado.
... se eles não podem ser meus amigos,
porque isso seria pedir muito,
Senhor, não permita que riam de mim !
Que riam de mim ou me ponham apelidos,
ou encontrem prazer na minha dor.
Já que aos Seus olhos somos todos iguais
e um dia teremos asas perfeitas,
Senhor, não permita que riam de mim !
Eu sou o mendigo daquela esquina.
... e atravessam a rua para não cruzar comigo.
Eu não lhes pediria alimento
se eu tivesse comida suficiente.
Senhor, não permita que riam de mim !
Eu sou o maluco que eles vêem nas ruas.
Assim fiquei devido às perdas terríveis que sofri.
Tudo que consigo é vender cartões e quinquilharias
que eles desprezam.
Senhor, não permita que riam de mim !
Que riam de mim ou me ponham apelidos,
ou busquem prazer na minha dor.
*
Já que aos Seus olhos somos todos iguais,
e um dia teremos asas perfeitas,
Senhor, não permita que riam de mim !
Se sou gordo, se sou magro,
muito baixo ou muito alto.
Se sou surdo, se sou cego,
mas filho do mesmo Pai ...
Pai, não permita que riam de mim !
Que riam de mim ou me ponham apelidos,
ou busquem prazer na minha dor.
*Já que aos Seus olhos somos todos iguais,
e um dia teremos asas perfeitas,
Senhor, não permita que riam de mim !
1 Coríntios 12 (12-31)
12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros,
e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é
Cristo também.
e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é
Cristo também.
13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito,
formando um
corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer
livres, e todos
temos bebido de um Espírito.
formando um
corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer
livres, e todos
temos bebido de um Espírito.
14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será
por isso do corpo?
por isso do corpo?
16 E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou
do corpo; não
será por isso do corpo?
do corpo; não
será por isso do corpo?
17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido?
Se todo fosse
ouvido, onde estaria o olfato?
Se todo fosse
ouvido, onde estaria o olfato?
18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um
deles como quis.
deles como quis.
19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de
ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de
vós.
ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de
vós.
22 Antes, os membros do corpo que parecem ser os
mais fracos
são necessários;
mais fracos
são necessários;
23 E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses
honramos muito mais; e aos que em nós são menos
decorosos
damos muito mais honra.
honramos muito mais; e aos que em nós são menos
decorosos
damos muito mais honra.
24 Porque os que em nós são mais nobres não têm
necessidade
disso, mas Deus assim formou o corpo, dando
muito mais honra
ao que tinha falta dela;
necessidade
disso, mas Deus assim formou o corpo, dando
muito mais honra
ao que tinha falta dela;
25 Para que não haja divisão no corpo, mas
antes tenham
os membros igual cuidado uns dos outros.
antes tenham
os membros igual cuidado uns dos outros.
26 De maneira que, se um membro padece,
todos os
membros padecem com ele; e, se um membro
é honrado, todos os membros se regozijam
com ele.
todos os
membros padecem com ele; e, se um membro
é honrado, todos os membros se regozijam
com ele.
27 Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus
membros
em particular.
membros
em particular.
28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente
apóstolos,
em segundo lugar profetas, em terceiro
doutores, depois milagres,
depois dons de curar, socorros, governos,
variedades de línguas.
apóstolos,
em segundo lugar profetas, em terceiro
doutores, depois milagres,
depois dons de curar, socorros, governos,
variedades de línguas.
29 Porventura são todos apóstolos?
são todos profetas?
são todos doutores? são todos operadores
de milagres?
são todos profetas?
são todos doutores? são todos operadores
de milagres?
30 Têm todos o dom de curar? falam todos
diversas línguas?
interpretam todos?
diversas línguas?
interpretam todos?
31 Portanto, procurai com zelo os
melhores dons;
e eu vos mostrarei um caminho
mais excelente.
melhores dons;
e eu vos mostrarei um caminho
mais excelente.
Também sou pai e portanto compreendo.
Vocês querem o melhor para o filho, para a filha.
A melhor escola, os melhores professores, os melhores
colegas.
Vocês querem o melhor para o filho, para a filha.
A melhor escola, os melhores professores, os melhores
colegas.
Vocês querem que filhos e filhas fiquem bem preparados
para a vida. A vida é dura e só sobrevivem os mais aptos.
É preciso ter uma boa educação.
para a vida. A vida é dura e só sobrevivem os mais aptos.
É preciso ter uma boa educação.
É possível que na sua casa, num lugar de destaque,
em meio às peças de decoração, esteja um exemplar das
Escrituras Sagradas. Via de regra a Bíblia
está lá por superstição. As pessoas acreditam que
Deus vai proteger. Se assim fosse, melhor que seguro
de vida seria levar uma Bíblia sempre no bolso.
Não sei se vocês a lêem. Deveriam. E sugiro um poema sombrio,
triste e verdadeiro do livro de Eclesiastes. O autor, já velho, aconselha
os moços a pensar na velhice. Lembra-te do Criador na tua mocidade, antes que
cheguem os dias das dores e se aproximem os anos dos quais dirás:
"Não tenho mais alegrias..." Antes que se escureça a luz do sol, da lua e
das estrelas e voltem as nuvens depois da chuva... Antes que os guardas
da casa comecem a trem
er e os homens fortes a ficar curvados...
em meio às peças de decoração, esteja um exemplar das
Escrituras Sagradas. Via de regra a Bíblia
está lá por superstição. As pessoas acreditam que
Deus vai proteger. Se assim fosse, melhor que seguro
de vida seria levar uma Bíblia sempre no bolso.
Não sei se vocês a lêem. Deveriam. E sugiro um poema sombrio,
triste e verdadeiro do livro de Eclesiastes. O autor, já velho, aconselha
os moços a pensar na velhice. Lembra-te do Criador na tua mocidade, antes que
cheguem os dias das dores e se aproximem os anos dos quais dirás:
"Não tenho mais alegrias..." Antes que se escureça a luz do sol, da lua e
das estrelas e voltem as nuvens depois da chuva... Antes que os guardas
da casa comecem a trem
er e os homens fortes a ficar curvados...
Antes que as mós sejam poucas e pararem de moer... Antes que a escuridão
envolva os que olham pelas janelas... Antes que as pessoas se
levantem com o canto dos pássaros... Antes que cessem todas as canções...
Então se terá medo das
alturas e se terá medo de andar nos caminhos planos... Quando a amendoeira
florescer com suas flores brancas, quando um simples gafanhoto
ficar pesado e as alcaparras não tiverem mais gosto... Antes que se
rompa o fio de prata e se despedace a taça de ouro e se quebre o cântaro junto à
fonte e se parta
a roldana do poço e o pó volte à terra... Brumas, brumas, tudo são brumas...
(Eclesiastes 12: 1-8)
envolva os que olham pelas janelas... Antes que as pessoas se
levantem com o canto dos pássaros... Antes que cessem todas as canções...
Então se terá medo das
alturas e se terá medo de andar nos caminhos planos... Quando a amendoeira
florescer com suas flores brancas, quando um simples gafanhoto
ficar pesado e as alcaparras não tiverem mais gosto... Antes que se
rompa o fio de prata e se despedace a taça de ouro e se quebre o cântaro junto à
fonte e se parta
a roldana do poço e o pó volte à terra... Brumas, brumas, tudo são brumas...
(Eclesiastes 12: 1-8)
Os semitas eram poetas. Escreviam por meio de metáforas.
Metáfora é
uma palavra que sugere uma outra. Tudo o que está escrito nesse
poema se refere a você, a mim, a todos. Antes que se escureça a luz do sol...
Sim, chegará o momento em que os seus olhos não verão como viam na mocidade.
Os seus braços ficarão fracos e tremerão no seu corpo curvo. As
mós - seus dentes - não mais moerão por serem poucos. E a cama pela manhã,
tão gostosa no tempo da mocidade, ficará incômoda. Você se levantará tão cedo
quanto os pássaros e terá medo de andar por não ver direito o caminho. É preciso ser
prudente porque os velhos caem com facilidade por causa de suas pernas
Metáfora é
uma palavra que sugere uma outra. Tudo o que está escrito nesse
poema se refere a você, a mim, a todos. Antes que se escureça a luz do sol...
Sim, chegará o momento em que os seus olhos não verão como viam na mocidade.
Os seus braços ficarão fracos e tremerão no seu corpo curvo. As
mós - seus dentes - não mais moerão por serem poucos. E a cama pela manhã,
tão gostosa no tempo da mocidade, ficará incômoda. Você se levantará tão cedo
quanto os pássaros e terá medo de andar por não ver direito o caminho. É preciso ser
prudente porque os velhos caem com facilidade por causa de suas pernas
bambas e podem quebrar a cabeça do fêmur. Pode até ser que você venha a
precisar de uma bengala. Por acaso os moinhos pararão de moer? Não,
os moinhos não param de moer. Mas você parará de ouvir. Você está surdo.
Seu mundo ficará cada vez mais silencioso. E conversar ficará penoso.
Você verá que todos estão rindo. Alguém disse uma coisa engraçada. Mas
você não ouviu. Você rirá, não por ter achado graça, mas para que os outros
não percebam que você está surdo. Você imaginou uma velhice gostosa
E até comprou um sítio com piscina e árvores. Ah! Que coisa boa, os netos todos
reunidos no
reunidos no
"Sítio do Vovô", nos fins de semana! Esqueça. Os interesses dos tos são outros.
Eles não gostam
Eles não gostam
de conviver com deficientes. Eles não aprenderam a conviver com deficientes.
Poderiam ter aprendido na escola mas não aprenderam porque
houve pais que protestaram contra a presença dos deficientes.
houve pais que protestaram contra a presença dos deficientes.
A primeira tarefa da educação é ensinar as crianças a serem elas mesmas.
Isso é extremamente difícil. Fernando Pessoa diz: Sou o intervalo entre o
meu desejo e aquilo que os desejos dos outros fizeram de mim.
Frequentemente as escolas esmagam os desejos das crianças com os desejos dos outros
que lhes são impostos. O programa da escola, aquela série de saberes que as professoras
tentam ensinar, representa os desejos de um outro, que não a criança. Talvez um
burocrata que
pouco entende dos desejos das crianças. É preciso que as escolas ensinem
as crianças
a tomar consciência dos seus sonhos!
A segunda tarefa da educação é ensinar a conviver. A vida é convivência com
uma fantástica variedade de seres, seres humanos, velhos, adultos,
crianças, das mais variadas raças, das mais variadas culturas, das mais
variadas línguas, animais,
plantas, estrelas... Conviver é viver bem em meio a essa diversidade. E parte dessa diversidade são
as pessoas portadores de alguma deficiência ou diferença. Elas fazem parte do nosso mundo.
Elas têm o direito de estar aqui. Elas têm direito à felicidade. Sugiro que vocês leiam um livrinho
que escrevi para crianças, faz muito tempo: Como nasceu a alegria. É sobre uma flor num
jardim de flores maravilhosas que, ao desabrochar, teve uma de suas pétalas cortada por um espinho
. Se o seu filho ou sua filha não aprender a conviver com a diferença, com os portadores
de deficiência, e a ser seus companheiros e amigos, garanto-lhes: eles serão
pessoas empobrecidas e vazias de sentimentos nobres. Assim,
de que vale passar no vestibular?
uma fantástica variedade de seres, seres humanos, velhos, adultos,
crianças, das mais variadas raças, das mais variadas culturas, das mais
variadas línguas, animais,
plantas, estrelas... Conviver é viver bem em meio a essa diversidade. E parte dessa diversidade são
as pessoas portadores de alguma deficiência ou diferença. Elas fazem parte do nosso mundo.
Elas têm o direito de estar aqui. Elas têm direito à felicidade. Sugiro que vocês leiam um livrinho
que escrevi para crianças, faz muito tempo: Como nasceu a alegria. É sobre uma flor num
jardim de flores maravilhosas que, ao desabrochar, teve uma de suas pétalas cortada por um espinho
. Se o seu filho ou sua filha não aprender a conviver com a diferença, com os portadores
de deficiência, e a ser seus companheiros e amigos, garanto-lhes: eles serão
pessoas empobrecidas e vazias de sentimentos nobres. Assim,
de que vale passar no vestibular?
Li, numa cartilha de curso primário, a seguinte estória:
Viviam juntos o pai, a mãe, um filho de 5 anos, e o avô, velhinho, vista curta, mãos trêmulas.
Às refeições, por causa de suas mãos fracas e trêmulas, ele começou a deixar
cair peças de porcelana
cair peças de porcelana
em que a comida era servida. A mãe ficou muito aborrecida com isso, porque ela gostava
muito do seu jogo de porcelana. Assim, discretamente, disse ao marido: Seu pai não está mais
em condições de usar pratos de porcelana. Veja quantos ele já quebrou! Isso precisa parar...
O marido, triste com a condição do seu pai mas, ao mesmo tempo, sem desejar contrariar a mulher,
resolveu tomar uma providência que resolveria a situação. Foi a uma feira
de artesanato e comprou
uma gamela de madeira e talheres de bambu para substituir a porcelana.
Na primeira refeição
em que o avô comeu na gamela de madeira com garfo e colher
da bambu o netinho estranhou.
O pai explicou e o menino se calou. A partir desse dia ele começou
a manifestar um interesse por
artesanato que não tinha antes. Passava o dia tentando fazer um buraco no meio de
uma peça de
madeira com um martelo e um formão. O pai, entusiasmado com a revelação da
vocação artística
do filho, lhe perguntou: O que é que você está fazendo, filhinho? O menino, sem
tirar os olhos
da madeira, respondeu: Estou fazendo uma gamela para quando você ficar velho...
Pois é isso que pode acontecer: se os seus filhos não aprenderem
a conviver numa boa com crianças e adolescentes portadores de deficiências eles não saberão
conviver com vocês
quando vocês ficarem deficientes. Para poupar trabalho ao seu filho ou filha sugiro que visitem
uma feira de artesanato.
Lá encontrarão maravilhosas peças de madeira...
a conviver numa boa com crianças e adolescentes portadores de deficiências eles não saberão
conviver com vocês
quando vocês ficarem deficientes. Para poupar trabalho ao seu filho ou filha sugiro que visitem
uma feira de artesanato.
Lá encontrarão maravilhosas peças de madeira...
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